Seja Bem Vindo. Hoje é

Missa da Saúde Reúne Profissionais da Área


Como parte do nosso compromisso com a Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema: “Fraternidade e Saúde Pública”, celebramos segunda-feira, 02 de abril, na missa das 19:00h a Missa da Saúde.

“Na Campanha da Fraternidade desse ano, nos foi feito um convite para uma reflexão a respeito da Saúde Púbica. Com certeza, chegamos até aqui, mais conscientes de que devemos continuar lutando para garantir mais conquistas neste setor que é vital para todos.
Como cristãos e bons samaritanos, nossa participação e responsabilidade vão muito além do que determina a Lei. Como cidadãos, sabemos da importância de se acompanhar as ações da gestão pública, exigindo a aplicação dos recursos com transparência, especialmente para a área da Saúde Pública”, com este comentário, iniciamos nossa celebração.

Dentro da homilia, alguns leigos da nossa comunidade que trabalharam e refletiram o tema da Campanha, deram um pequeno testemunho.
Pelos Grupos de Reflexões, falou Dona Aparecida: Nossas reflexões foram maravilhosas e com certeza estamos mais conscientes sobre os problemas que envolvem a saúde. Agradeço a todos que fizeram este trabalho, os livrinhos das reflexões. Estivemos juntos semanalmente e estamos muitos felizes.

Pela Pastoral da Saúde falou a agente Maria José: Deus enviou seu filho para nos salvar, dando para nós a maior prova do Seu amor por nós. Eu experimentei esse amor de Deus, principalmente pelo sacramento da reconciliação. Eu experimentei este amor de Deus quando estive doente e Ele deixou as outras 99 ovelhas e foi atrás de mim para me levar no colo {...} Não é difícil tirar uma no mês para visitar um doente. Precisamos executar as obras de Deus, isso é ser agente [...] “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundancia”. Vamos colocar em prática os nossos dons. Ser agente da saúde é muito fácil, é só acreditar nele. Vamos agir, vamos nos mobilizar. Venha fazer parte da Pastoral da Saúde. Que Jesus possa dizer para cada um de nós: “eu estive doente e você me visitou”.

Nossa Catequese também trabalhou o Tema da Campanha com seus catequizando.  Pela Catequese falou a Catequista Ilma. “Quando comecei a falar o tema com meus alunos descobri que eles sabiam muito. Ser Catequista é um privilégio, pois aprendemos muitos com nossos catequizandos.

Frei Tide encerrou a celebração convidando aos profissionais que atuam na aérea da saúde para uma bênção especial. Muitos vieram à celebração trazendo um instrumento de trabalho, que também foi abençoado.

“Peço a Deus que abençoe a todos os profissionais de saúde, para que a gente possa fazer como no livro de Eclesiástico, ‘difundir a saúde sobre a terra’, é a isso que eu me proponho como cristã”, enfatizou uma agente da pastoral da saúde que também é enfermeira.


Devemos ter a consciência de que somente nossas reflexões não podem mudar a dura realidade em que se encontra a Saúde Pública em nosso país. Mas, com algumas ações podemos mudar este quadro.


Sugerimos: Mutirão de doação de sangue, maior conscientização a respeito da doação de órgãos, trabalho voluntário, efetiva participação nos Conselhos Municipais / Distritais de Saúde, acompanhamento e fiscalização da Comissão de Saúde das Câmaras Municipais e aplicação dos recursos financeiros recebidos pelo Município para a área da Saúde.


A celebração foi preparada pela Pastoral Da Saúde e pelos Tempos Fortes.

Bete - PASCOM
















Frei Francisco presente na celebração

Bênção para os Profissionais da Área da Saúde...







Nossa Catequista Ilma e sua Catequizanda Larissa